Skip to content Skip to footer

Desperte agora o potencial de liderança nas pessoas 

Por Dana Hall, originalmente em inglês no blog Performance Matters da GP. 

Construir um pipeline sólido de liderança traz muitos desafios. Como motivar futuras lideranças? Prepará-las para as demandas e responsabilidades de liderar outras pessoas? Dar a elas as habilidades e a confiança necessárias para fazer uma transição bem-sucedida? 

E, mais importante, como acender a motivação e o impulso que futuras lideranças precisam para alimentar sua jornada de desenvolvimento em liderança? 

Para as organizações, oferecer oportunidades personalizadas de desenvolvimento de liderança para pessoas colaboradoras individuais traz benefícios significativos. Esses programas ajudam a reduzir a distância entre potencial e desempenho, fortalecem a base de futuros líderes elegíveis e criam uma força de trabalho mais engajada e capaz. 

Por que desenvolver futuros líderes importa 

Uma carreira mais clara e menos rotatividade 

Muitas pessoas colaboradoras individuais não sabem quais passos precisam dar para se tornar a liderança que desejam ser. Da mesma forma, suas gestões podem não saber como prepará-las para cargos de liderança. Programas personalizados de desenvolvimento são úteis para futuras lideranças, suas gestões e a organização, pois criam um caminho definido e reconhecido para o crescimento na carreira. 

Para essas pessoas que buscam direção e progressão, esse investimento promove lealdade e estabilidade, reduz a rotatividade e melhora a retenção. Organizações que oferecem oportunidades de desenvolvimento profissional engajam melhor os talentos mais promissores, especialmente considerando que a geração Z, que deve representar 27% da força de trabalho em 2025, valoriza fortemente o aprendizado contínuo. 

Aplicação imediata e adaptável de habilidades 

Um programa eficaz de desenvolvimento de futuras lideranças capacita as pessoas a exercitarem competências de liderança de novas maneiras, mesmo antes de assumirem cargos formais. Com foco em engajamento, mudança de mentalidade, comunicação e construção de conexões, futuras lideranças podem contribuir em um nível mais elevado ainda em suas funções atuais. 

Reengajar a força de trabalho e reconstruir o comprometimento das pessoas colaboradoras é um desafio de liderança crítico a ser enfrentado. 

Pesquisas recentes da Gallup mostram que, mesmo que pessoas colaboradoras não estejam deixando suas funções, o nível de engajamento está mais baixo do que nunca. 

– O Fórum Econômico Mundial identificou as deficiências de competências como um dos maiores obstáculos para a transformação bem-sucedida dos negócios. 

Um programa para futuras lideranças aborda diretamente esses desafios ao oferecer um caminho claro para o crescimento profissional e ao inspirar engajamento, o que, para as organizações, também significa aumento rápido da produtividade. No fim, as empresas colhem os benefícios de uma força de trabalho mais qualificada e engajada sem precisar esperar que essas pessoas sejam promovidas formalmente. 

Esclarecendo as realidades da liderança 

Uma parte essencial do desenvolvimento em liderança é criar expectativas realistas para as futuras lideranças. Treinamentos bem-sucedidos não envolvem apenas conhecimento, mas também preparação. Futuras lideranças precisam entender de forma prática as responsabilidades e desafios de gerenciar e liderar outras pessoas. 

Iluminar as realidades que enfrentarão, e o que precisam para estar motivados e preparados, permite que façam escolhas mais conscientes sobre seus próximos passos de carreira. Pessoas que decidem seguir em frente estarão mais preparadas para liderar com confiança e resiliência quando a oportunidade surgir. 

Ampliando competências essenciais de liderança 

O desenvolvimento de liderança deve conectar as habilidades já utilizadas pelas pessoas colaboradoras às responsabilidades mais amplas de liderar outras pessoas, outro elemento fundamental para construir uma visão completa do que significa ser uma liderança. 

Áreas essenciais de foco, além do autogerenciamento, incluem: 

Tomada de decisão: fortalecer o pensamento estratégico e a capacidade de resolver problemas; 

Navegar e apoiar outras pessoas em meio a mudanças constantes: guiar equipes com confiança em cenários de incerteza; 

Construir e fomentar relacionamentos interfuncionais: incentivar a colaboração entre áreas da organização. 

Ao ampliar suas perspectivas e refinar essas habilidades, futuras lideranças terão uma base mais sólida para o sucesso em sua jornada de liderança. 

Desenvolvimento de liderança personalizado para futuros líderes 

Programas de lideranças, como o Leadership Ignition, da GP, devem ser criados para capacitar futuras lideranças ao focar em mentalidade, estratégias de comunicação e competências de colaboração essenciais. Os principais elementos do Leadership Ignition incluem: 

Mudança de mentalidade: lideranças entendem o quadro geral e pensam no sucesso organizacional por meio do engajamento e desenvolvimento de suas equipes. Futuras lideranças entendem como suas funções e motivações, e as de colegas, se alinham ao sucesso da organização; 

Desenvolvimento de comunicação eficaz: lideranças precisam se comunicar com clareza, simplificar o complexo e inspirar. O programa ajuda futuras lideranças a aprimorar essas habilidades e evitar armadilhas comuns da comunicação. 

Cultivo de uma cultura de colaboração: lideranças criam ambientes que estimulam o diálogo aberto e compreendem como diferentes perspectivas contribuem para organizações mais inovadoras e bem-sucedidas. Futuras lideranças desenvolvem autopercepção, aprendem a reconhecer o impacto de suas ações sobre outras pessoas e constroem confiança para fomentar uma cultura de equipe colaborativa e inclusiva. 

Potencializar talentos e fortalecer o pipeline de liderança 

Investir em futuras lideranças é investir no futuro da organização. Desenvolvê-las aumenta o engajamento, fortalece a confiança e consolida o pipeline de liderança, garantindo o sucesso organizacional no longo prazo. 

E aí, sua organização está pronta para desenvolver futuras lideranças?