Skip to content Skip to footer

Técnicas de meditação e mindfulness para foco 

Por Gabriel Ribeiro. 

Práticas de mindfulness e meditação são poderosas aliadas para fortalecer o foco e reduzir o estresse, não apenas na vida pessoal, mas também no ambiente corporativo. 

Mas ao contrário da ideia de que meditar exige longos períodos em silêncio, você sabia que é possível aplicar técnicas rápidas e objetivas de relaxamento que cabem em qualquer rotina? 

Sim, apenas alguns minutos por dia já são suficientes para melhorar a clareza mental, aumentar a produtividade e criar mais equilíbrio. 

O que é mindfulness? 

Mindfulness pode ser traduzido como “atenção plena”. Esse é um estado mental de presença, em que a pessoa se conecta ao momento atual sem julgamentos ou distrações. A prática envolve treinar a mente para observar pensamentos, emoções e sensações sem se deixar levar automaticamente por eles. 

Ao aplicar o mindfulness em sua vida, o principal ganho é a possibilidade de administrar melhor a ansiedade, tomar decisões com mais clareza e manter o foco em atividades prioritárias. Adicionalmente, quando essas técnicas são levadas ao universo corporativo e corretamente incentivadas por lideranças, também levam a criação de uma cultura organizacional mais saudável e empática. 

Por que integrar essas práticas ao cotidiano? 

Exercícios de atenção plena e de meditação, além de reduzirem significativamente os níveis de estresse, são capazes de aumentar a capacidade de concentração, levando a ganhos em engajamento, comunicação e até na resolução de conflitos. 

Sabe aquele seu estudo em que parece que o conteúdo não entra na cabeça de jeito nenhum? Ou ainda aquelas reuniões em que você entra e parece que todo mundo está falando que nem a professora do desenho do Charlie Brown? 

Com a ajuda de pausas restaurativas no dia a dia, sua sobrecarga mental vai começar a reduzir, consequentemente levando a um aumento das suas capacidades de priorização, atenção e de escuta ativa. 

E se você tem dúvida sobre como exatamente fazer isso, sem problema. A seguir, separamos uma listinha com cinco dicas tranquilas de seguir. 

Técnicas rápidas para aplicar mindfulness 

1. Respiração de 3 minutos 

Reserve três minutos para fechar os olhos e observar a respiração. Inspire profundamente pelo nariz, segure por dois segundos e expire lentamente pela boca. Essa prática simples ajuda a acalmar a mente e “resetar” a concentração. 

2. Atenção plena nas tarefas 

Ao iniciar uma atividade, concentre-se apenas nela. Se estiver escrevendo um relatório, desligue notificações e perceba cada etapa: digitar, revisar, organizar ideias. Esse exercício garante mais foco no que você está realizando. 

3. Pausa consciente entre reuniões 

Antes de entrar em uma reunião virtual ou presencial, faça uma breve pausa. Inspire e expire três vezes com profundidade, percebendo o corpo e o ambiente ao redor. Isso ajuda a entrar no encontro de forma mais centrada e receptiva. 

4. Escaneamento corporal 

E posição deitada ou sentada, leve sua atenção para cada parte do corpo, dos pés à cabeça. Observe se há tensões e permita que se suavizem. Esse exercício favorece a conexão entre mente e corpo, além de promover relaxamento imediato. 

5. Ancoragem em objetos 

Escolha um objeto na sua mesa, como uma caneta, uma xícara ou mesmo um livro, e dedique alguns segundos para observá-lo atentamente, notando cores, formas e detalhes. Essa prática traz a mente para o presente em situações de dispersão. 

Mindfulness e meditação como ferramenta estratégica 

Mais do que uma prática de bem-estar, sessões de meditações e de mindfulness são verdadeira estratégia de longo prazo para diversos campos da vida. Ao melhorar sua gestão emocional e a capacidade de concentração, você ganha mais preparo para enfrentar diversas complexidades do trabalho moderno, para conseguir se capacitar constantemente e para lidar com os desafios que a vida pode eventualmente colocar em sua jornada. 

O que eu gostaria que você levasse desse texto é que criar espaços de atenção plena na rotina não é perda de tempo. Entenda como um investimento em clareza, foco e engajamento. Esses pequenos exercícios, quando aplicados com consistência, podem transformar de maneira grandiosa a forma como você lida com o mundo ao seu redor.