Durante a cerimônia do Prêmio Proteção Brasil 2024, realizada no dia 28 de novembro, o treinamento NR-35 Subida em Poste da Vivo, desenvolvido em parceria com a GP Strategies, foi agraciado com a premiação de bronze na categoria “Formação e Comunicação em Saúde e Segurança do Trabalho”.
Esse reconhecimento, recebido entre mais de 400 inscrições na premiação, celebra o trabalho inovador que transformou o treinamento para atividades em altura, tornando-o referência em segurança, engajamento e eficiência operacional.
Além disso, esse prêmio traz à tona todo o talento de cada pessoa envolvida no projeto. Desde a parte de pesquisa para o plano pedagógico, ao conteúdo do treinamento, ao design dos elementos, à preparação de cada pessoa colaboradora da Vivo, à realização de entrevistas com participantes, elaboração do case e muito mais, nada teria saído do papel sem esse impressionante trabalho em equipe.
Então, não se esqueça de dar uma salva de palmas para si e para a sua equipe!
Agora, vamos abrir as cortinas e mostrar o que levou o treinamento NR-35 a subir no pódio.
Inovação e impacto no treinamento de segurança
Ao avaliar o treinamento anterior, foram detectados alguns problemas:
- Falta de engajamento de participantes
- Inconsistências no conteúdo do curso
- Pessoas instrutoras com baixo conhecimento pedagógico
- Pouco dinamismo nos materiais e aulas
- Conteúdos muito densos e expositivos
A partir disso, iniciou-se uma reformulação completa do treinamento NR-35 Subida em Poste, resultando em um projeto pedagógico com o objetivo de priorizar o aprendizado prático e a humanização do processo educacional.
Assim, ao todo foram criadas dez ações para que esse treinamento se tornasse um sucesso:
- Desenvolvimento do projeto pedagógico
- Adaptação do formato
- Reestruturação dos materiais
- Bússola de Treinamento
- Introdução de dinâmica educacional
- Capacitação técnica e pedagógica dos instrutores
- Treinamento em postes homologados
- Convocação para os treinamentos
- Implantação de uso de mesa digitalizadora
- Ações complementares
Novo projeto pedagógico e Bússola do Treinamento
Para garantir que todos os treinamentos seguissem um mesmo padrão, tanto de qualidade quanto de conteúdo, foram desenvolvidos dois arquivos de muita importância.

Com o projeto pedagógico reformulado, o treinamento passou a ter um material completo que atendia perfeitamente aos requisitos da ISO 45001, assim como da própria Norma Regulamentadora 35.
Um dos maiores diferenciais desse projeto foi a aplicação do conceito de andragogia ao processo, prezando pelo desenvolvimento da autonomia das pessoas a serem treinadas para a tomada de decisões no seu dia a dia profissional. Adicionalmente, o projeto também trouxe, de maneira bem assertiva e necessária, questões como conteúdo programático e definição de carga horário para estudo on-line e prática presencial.
De modo complementar, a Bússola do Treinamento foi desenvolvida para ser tanto um curso quanto um manual direcionado especificamente para as pessoas instrutoras.
Trazendo contextos do treinamento e das normas, checklists de preparação, fluxogramas para verificações e situações adversas, assim como as grades dos cursos de formação e reciclagem, pudemos proporcionar a tão buscada padronização por meio de capacitação. Ou seja, independentemente de quem aplique o treinamento ou local em que seja realizado, podemos garantir que o processo será sempre o mesmo, atingindo o objetivo desejado com qualidade.

Reestruturação de materiais
Reconhecendo a importância de elementos visuais e da assertividade da comunicação, tendo ainda a intenção de gerar um maior senso de pertencimento, os materiais anteriores do treinamento NR-35 foram completamente revisitados.
Anteriormente, os materiais não possuíam charme e, em alguns casos, trazia exemplos sem nenhuma ligação compatível com o treinamento. Com isso, o engajamento com o conteúdo se mostrava precário, levando a acidentes desnecessários no dia a dia.


Após os estudos, os materiais didáticos receberam a identidade da Vivo. Cores, situações evidenciadas e até mesmo avatares passaram a ter essa conexão com a empresa e com a função tratada no treinamento.
Pouco depois do relançamento, um dos primeiros pontos comentados pelas pessoas participando do treinamento foi justamente a parte visual e como ela passou a mostrar de maneira mais clara, especialmente pelos avatares, como utilizar os equipamentos e se portar diante de determinadas situações.
Jogo Risco Vertical
Desejando trazer mais dinamismo, de modo a sair do padrão de ler em voz alta cada parágrafo de lei e normas nas aulas, a GP decidiu introduzir o conceito de gamificação ao treinamento NR-35.



Inspirado nas cartas de Uno, o jogo Risco Vertical tem como objetivo sensibilizar e promover o conhecimento das normas de um modo mais divertido e participativo. Trazendo situações reais que podem ser encontradas durante a execução do trabalho em altura, as cartas exigem que cada participante responda corretamente uma série de casos como trabalho em período de chuva, queda de poste, fiação solta, etc.
Utilizando-se da metodologia GBL (Game-Based Learning), a dinâmica pode ser aplicada de duas maneiras distintas, dependendo se o curso é o de formação ou de renovação.
Diante de uma aula de formação, as cartas são embaralhadas e colocadas sobre a mesa em um monte. Quatro cartas são então distribuídas entre as pessoas e uma carta é virada com a face para cima. A seguir, cada pessoa deve descartar uma de suas próprias cartas, obrigatoriamente seguindo a cor da carta anterior na mesa. Contudo, diferentemente do Uno, no Risco Vertical ainda é preciso responder corretamente à pergunta contida na sua carta descartada para finalizar sua ação.
Quando as cores nas cartas disponíveis não coincidem com a pilha na mesa, é necessário comprar uma nova carta até que uma delas tenha a mesma cor necessária.
Adicionalmente, cartas especiais geram efeitos para ajudar a si ou atrapalhar a jogada de outras pessoas. A carta Risco Iminente, por exemplo, permite que a pessoa jogue uma carta de qualquer cor, enquanto a carta Queda obriga a próxima pessoa a comprar mais duas cartas.
Como acontece no Uno, quem conseguir descartar todas as suas cartas primeiro vence a partida do Risco Vertical nessa modalidade.
Por outro lado, em aulas de renovação, a dinâmica muda um pouquinho. Nesse caso, a pessoa instrutora fica com todas as cartas na mão e, após puxar a primeira delas, faz a pergunta contida ali em voz alta para uma pessoa de cada vez. Conforme respondem corretamente, as pessoas recebem a carta e a pontuação indicada nela.
Nessas turmas, o jogo termina assim que alguém tiver recebido três cartas primeiro. Contudo, para definir quem venceu são somados os pontos das cartas recebidas. Ou seja, mesmo que alguém possa ter três cartas outra pessoa com apenas duas cartas têm a chance de vencer.
Já dá para supor que o jogo fez sucesso nos treinamentos, não é mesmo?
Resultados bem acima dos postes
De modo combinado, o novo treinamento NR-35 foi às alturas, alcançando redução de acidentes, economia de gastos, aumento de engajamento e atingindo uma nota surreal!
Entre os anos de 2023 e 2024, a redução de acidentes de campo na cidade de São Paulo foi de 100% e no Rio de Janeiro foi de 50%. Ao todo, nas doze cidades em que foi ministrado o novo treinamento a redução de acidentes foi de 79%.
Diante de uma mudança de estudo do presencial para o digital, a Vivo teve uma economia de R$64.470, considerando que não precisou arcar com a logística de deslocamento de participantes, alimentação e alocação de local. Considerando esse valor, a estimativa é que nos próximo 24 meses seja alcançada uma economia de R$225.645 envolvendo esse treinamento.
Por fim, lá no Treinômetro da Vivo o treinamento NR-35 recebeu uma nota de 4,98! E isso de um possível total de 5! Ou seja, as pessoas não apenas gostaram desse novo treinamento, elas simplesmente amaram!
Como podemos notar diante de todos esses dados, essa reformulação realmente foi merecedora dessa premiação e sabemos que, ao continuarmos trabalhando de maneira conjunta interna e externamente com nossos clientes, receberemos ainda muito mais prêmios para nos orgulharmos.
Novamente uma salva de palmas para todas as pessoas envolvidas nesse projeto! Esse prêmio é tão de vocês quanto da GP e da Vivo.