Skip to content Skip to footer

Vivo e GP ganham prêmio de inovação por academia corporativa

Nós, da GP Strategies, sempre temos orgulho do trabalho de consultoria prestado junto às empresas parceiras. Mas claro que receber um prêmio por essas entregas nos deixa ainda mais orgulhosos.

Assim, ficamos felizes em anunciar que no dia 11 de março de 2025, no Teatro CIEE, em São Paulo, capital, a GP e Vivo receberam da Melhor RH Innovation o segundo lugar por Capacitação e Desenvolvimento, com o case “Universidade Corporativa Vivo – Jornada V & Metodologia CRIAR”.

Essa nova conquista destaca, principalmente, a preocupação entre GP e Vivo com a aplicação de inovações dentro do ecossistema da área de recursos humanos, quanto nos impactos que uma boa capacitação tem nos clientes finais.

Durante o evento, Bruna Vieira, Coordenadora de Gestão de Pessoas da Vivo, ainda conversou com a equipe da Melhor RH Innovation para trazer sua percepção a respeito da importância da inovação na área de Treinamento & Desenvolvimento (T&D) dentro do RH. A conversa você pode conferir no vídeo a seguir.

A Academia V se tonou um sucesso

A criação da Universidade Corporativa Vivo, chamada de Academia V, surgiu da necessidade de unificar e otimizar os treinamentos da empresa Vivo para seus mais de 82 mil colaboradores próprio e terceiros em todo o Brasil.

<inserir imagem de logo d academia V>

Diante desse cenário, a Vivo começou a idealizar uma forma mais eficaz e estratégica de capacitação. Era imprescindível que tal idealização estivesse alinhada às necessidades de cada área, utilizasse metodologias modernas e acessíveis para acelerar a performance, garantisse a conformidade com normativas e preparasse os talentos para enfrentar os desafios de um setor altamente competitivo.

Após compilar mais de 3 mil respostas de 12 grupos focais, foram definidas as estratégias, objetivos e chaves de sucesso para o projeto.

Com base nesses dados e direcionamentos, a GP Strategies desenvolveu a metodologia CRIAR. Com base nas necessidades de treinamento detectadas, o projeto visou fornecer uma formação sólida desde a entrada do colaborador, com treinamentos regulatórios e específicos, até seu desenvolvimento contínuo, garantindo uma performance de excelência e preparando as equipes para novas funções e desafios.

Treinamentos acessíveis e fáceis de consumir

Outro motivo que eleva a Academia V é a maneira como ela funciona no ambiente virtual.

Tanto individual quanto conjuntamente, os conteúdos desenvolvidos pela GP são classificados de acordo com as competências a serem desenvolvidas. Essas classificações auxiliam na indexação dos materiais dentro da plataforma da Academia V, facilitando que os colaboradores localizem os treinamentos com celeridade sempre que necessário.

Além disso, para atender às necessidades de diferentes perfis, os cursos são disponibilizados de cinco maneiras diferentes: on-line, presencial, síncrono, assíncrono e híbrido.

Essa abordagem garante o aprimoramento de habilidades técnicas e comportamentais de forma escalável, eficiente e dinâmica, sempre com autonomia, permitindo que seja o protagonista de sua evolução.

E, obviamente, que a acessibilidade não poderia ficar de fora. Assim, todos os materiais são planejados e criados para terem itens como: legendas em vídeos; ajustes de fontes, contrastes e linguagem inclusiva, uso de imagens plurais para assegurar representatividade de todos os grupos; preparação dos instrutores para acolhimento; entre outros.

Resultados internos que refletem externamente

Desde sua criação, a Academia V alcançou uma séria de marcos importantes. Alguns deles são:

  • 2,9 milhões de participações em treinamentos;
  • 82,6 mil colaboradores treinados;
  • 4,5 milhões de horas de treinamento realizadas;
  • Aumento de 400% na eficiência operacional;
  • NPS de 9,04!

E cada um desses resultados tem um impacto ainda maior, garantindo que os clientes finais da Vivo tenham o melhor atendimento, seja nas lojas, on-line ou por telefone!

Essa primeira edição da premiação, promovida pela Plataforma Melhor RH e pelo CECOM – Centro de Estudos da Comunicação, teve participação de 78 projetos de empresas distintas, concorrendo entre 21 categorias que compõem os pilares Tema, Performance e Grandes Ideias do evento. Nós, GP e Vivo, recebemos um desses prêmios ofertados por meio de muito trabalho em conjunto, sabedoria e, obviamente, uso correto de inovação.

Para saber mais a respeito de como a GP atua para ajudar diversas empresas, acompanhe o podcast Conecta GP, onde conversamos com especialistas de diferentes áreas dentro do setor de capacitação e tecnologia, assim como com representantes de nossos parceiros.