Skip to content Skip to footer

5 técnicas eficazes de gamificação para impulsionar o engajamento na aprendizagem 

Por Paul Andrews, originalmente em inglês no blog Performance Matters da GP. 

Você sabia que a gamificação pode aumentar a motivação para aprender em até 83%? É por isso que profissionais de aprendizagem estão utilizando cada vez mais técnicas de gamificação para criar experiências de aprendizado mais envolventes, competitivas e divertidas. 

Um exemplo emblemático disso é o Minecraft: Education Edition. Usado amplamente em instituições de ensino em todo o mundo, essa plataforma versátil transforma o aprendizado tradicional em uma experiência imersiva e interativa que permite que as pessoas construam, explorem e resolvam problemas em um ambiente virtual. 

O jogo Minecraft demonstra o impacto poderoso que a gamificação exerce sobre o aprendizado ao permitir que as pessoas se engajem em simulações e atividades que seriam muito caras ou perigosas para reproduzir na vida real. Embora o Minecraft possa não se alinhar diretamente a ambientes profissionais, as técnicas de gamificação que ele apresenta podem ser adaptadas para atender às necessidades de treinamentos organizacionais. 

O valor da gamificação 

Gamificação é o processo de integrar mecânicas de jogos em experiências tradicionais de aprendizagem. Uma experiência gamificada não é exatamente o mesmo que um jogo completo, mas utiliza muitas das mesmas técnicas, como pontuação, narrativa e avanço de níveis, para tornar a experiência mais memorável. 

O uso da gamificação pode ampliar consideravelmente os resultados da aprendizagem. Um estudo comparando eLearning baseado em jogos com métodos tradicionais mostrou que estudantes no grupo gamificado obtiveram pontuações significativamente mais altas em testes de conhecimento cognitivo. A gamificação também tem se mostrado eficaz na melhoria da retenção do conhecimento

A gamificação aproveita as motivações intrínsecas de quem aprende ao tornar o processo agradável, competitivo e recompensador. 

As 5 técnicas mais eficazes de gamificação para engajar as pessoas 

A gamificação oferece uma gama diversificada de técnicas, que vão desde estratégias simples até métodos mais complexos. O segredo do sucesso está em reconhecer os pontos fortes de cada uma e entender como aplicá-las para gerar o máximo impacto. A seguir, vamos explorar as cinco das técnicas mais eficazes de gamificação e analisar quando e onde elas oferecem os melhores resultados. 

Técnica de gamificação nº 1: emblemas e colecionáveis 

Emblemas são um mecanismo de recompensa amplamente utilizado em experiências gamificadas. Eles premiam quem aprende com itens por concluir uma seção, alcançar um nível ou dominar uma habilidade. Esses objetivos contínuos podem oferecer algo pelo qual os aprendizes busquem mesmo após cumprirem os objetivos principais da experiência de eLearning. 

Quando usar emblemas e colecionáveis 

Implementar emblemas e colecionáveis em eLearning é perfeito quando a meta é aumentar a motivação e o engajamento, já que esses elementos oferecem reconhecimento imediato e uma sensação de conquista. Por exemplo, se as pessoas colaboradoras precisam de conhecimentos para lidar com clientes de diferentes países, criar uma experiência gamificada que incorpore emblemas vai incentivá-las a concluir o treinamento e alcançar altas pontuações. 

Os benefícios de emblemas e colecionáveis 

Motivam e empoderam quem aprende: emblemas ajudam a incentivar a participação oferecendo uma recompensa tangível. Esses tokens virtuais exploram o desejo natural de realizar algo e ser reconhecido por essas conquistas. 

Exploram o instinto de colecionar: ao usar emblemas ou outras recompensas, algumas pessoas se motivam pela meta de atingir 100% de conclusão. O desejo de colecionar todos os itens ou conquistar todos os emblemas estimula revisitar conteúdos e interagir com diferentes aspectos do aprendizado. 

Técnica de gamificação nº 2: pontuação e rankings 

A pontuação envolve adicionar a possibilidade de ganhar pontos por responder corretamente perguntas ou executar ações. Isso permite que quem aprende meça seu progresso, avalie seu desempenho e melhore sua pontuação ao revisitar seções do conteúdo. 

Quando usar pontuação e rankings 

A pontuação é ótima para incentivar a revisitação do material e se reengajem com o conteúdo de eLearning. Essa técnica pode ser usada para ensinar habilidades específicas que requerem prática adicional, como gestão do tempo, resolução de problemas e atendimento. Também é bastante útil para o ensino de processos mecânicos ou de negócios em múltiplas etapas, podendo servir como referência de sucesso. 

Para que essa técnica seja eficaz, as pontuações atribuídas devem ser justas e significativas, ressoando com a experiência de quem aprende para manter a motivação. Assim, ao invés de ter apenas uma pontuação geral, muitas vezes é útil fornecer pontuações em áreas de desempenho específicas e mostrar como elas se combinam no resultado final. Essa abordagem oferece uma visão abrangente do desempenho, permitindo identificar áreas de melhoria e adaptar estratégias de acordo. 

Os benefícios de pontuação e rankings 

Aumentam o engajamento: sistemas de pontuação oferecem gratificação instantânea e feedback imediato sobre as ações, incentivando a continuidade do aprendizado. Ao verem suas pontuações melhorarem ao longo do tempo, e/ou ao coletarem recompensas no progresso, as pessoas se mantêm engajadas, já que conseguem acompanhar de forma visível seu desenvolvimento. 

Estimulam a competição: recompensas por atingir certas pontuações ou marcos mantêm quem aprende em um ciclo de motivação positiva, levando-as a continuar e buscar mais conquistas. Rankings e altas pontuações exploram o instinto competitivo, incentivando o engajamento mais profundo com o conteúdo, ao mesmo tempo que tentam quebrar os recordes de outras pessoas. 

Desbloqueiam novos conteúdos: pontuações e recompensas podem ser atreladas ao desbloqueio de novos recursos, níveis, personagens ou habilidades, dando motivos adicionais para que as pessoas retornem e continuem engajadas. Esse mecanismo ajuda a estruturar o aprendizado, mostrando o progresso e o que ainda precisa ser feito, tornando a experiência mais rica e recompensadora. 

Técnica de gamificação nº 3: storytelling 

O storytelling funciona ao imergir quem aprende em um ambiente fictício no qual pode interagir ativamente com o conteúdo ensinado. Histórias podem ter uma influência incrível porque comunicam informações exatamente da forma como nós, seres humanos, pensamos, processamos informações e nos influenciamos. Elas conseguem prender a atenção, criar conexões emocionais, inspirar e ajudar a lembrar conceitos importantes. 

Quando usar técnicas de storytelling 

Cenários de aprendizagem são uma técnica comum de storytelling, ideais para explorar as zonas cinzentas do processo de tomada de decisão. Esses cenários utilizam situações realistas, ainda que fictícias, para criar dilemas relacionados ao papel específico de uma pessoa colaboradora. Por exemplo, criamos uma experiência de aprendizado conduzida por vídeo para o treinamento anual de compliance, com o objetivo de aumentar a conscientização sobre riscos cibernéticos emergentes e significativos e reduzir incidentes de segurança digital, capacitando as pessoas colaboradoras com o conhecimento e as habilidades necessárias para prevenir, detectar e relatar ataques. Os cenários baseados em drama empolgaram e motivaram as pessoas a continuar engajadas no treinamento e identificar riscos de cibersegurança. 

Os benefícios do storytelling 

Engaja emoções: histórias estimulam respostas emocionais que ajudam as pessoas a se conectarem ao que está sendo ensinado. Isso não só promove maior engajamento, como também auxilia na retenção do conhecimento. 

Estimula a curiosidade: em uma narrativa, a forma como a informação é apresentada é cuidadosamente ritmada para maximizar o engajamento e despertar a curiosidade sobre o que acontecerá em seguida. 

Liga teoria à prática: cenários de aprendizagem podem criar uma ponte entre o que é ensinado e os papéis diários de quem aprende, ajudando a transformar conhecimento abstrato em ações práticas incorporadas ao trabalho cotidiano. 

Técnica de gamificação nº 4: personalização 

A personalização é uma abordagem que adapta o conteúdo de aprendizagem ao papel, escopo de trabalho e nível de expertise de cada pessoa. Isso proporciona conteúdos mais relevantes, menos dispersivos e mais bem alinhados às necessidades e preferências específicas. 

Quando usar técnicas de personalização 

Existem várias formas de incorporar personalização em conteúdos de eLearning. Caminhos ramificados permitem que as pessoas escolham com quais conteúdos engajar e em qual ordem percebam ter mais valor. Caminhos de aprendizagem adaptativos usam algoritmos e/ou inteligência artificial (IA) para criar conteúdos que se ajustam ao progresso, desempenho e nível de compreensão da pessoa. 

Além disso, testes de pré-avaliação, também conhecidos como test-outs, podem eliminar etapas desnecessárias. Nesse formato, as pessoas respondem a uma série de questões que avaliam seus conhecimentos sobre o tema. Caso tenham aprovação, não precisam realizar o curso completo. Por exemplo, desenvolvemos uma ferramenta de avaliação de competências que permitia a escolha do cargo, com perguntas personalizadas para cada função. As pessoas avaliavam sua confiança em cada área e, com base nas respostas, eram direcionadas ou isentadas de tópicos específicos no eLearning. 

Os benefícios da personalização 

Aumenta o engajamento: a personalização permite que quem aprende adapte aspectos da experiência às suas preferências, criando uma conexão emocional mais forte com o material. Isso gera maior engajamento, já que a experiência se torna mais significativa. 

Reduz o tempo de treinamento: ao fornecer conteúdos diretamente relacionados às necessidades de cada indivíduo, a personalização otimiza o tempo gasto em treinamento. 

Gera senso de propriedade: quando as pessoas podem customizar partes da experiência, ganham um sentimento de controle e autonomia. Isso torna o aprendizado mais gratificante e encoraja que fiquem mais tempo explorando e otimizando s elementos personalizáveis. 

Técnica de gamificação nº 5: progressão de níveis 

A progressão de níveis impulsiona a participação ao permitir que as pessoas avancem para estágios superiores ao atinjam determinadas pontuações ou metas. Esses “níveis mais altos” podem significar: 

– Acesso a conteúdos avançados; 

– Recompensas e emblemas; 

– Aumento de dificuldade; 

– Recursos aprimorados, como ferramentas, materiais ou elementos interativos. 

Quando usar técnicas de progressão de níveis 

O conceito de progressão de níveis amplia significativamente o engajamento, pois oferece uma estrutura clara de evolução, recompensas e incentivos a cada etapa, além de equilibrar os desafios ao longo do conteúdo. É ideal para experiências de eLearning desenhadas para levar as pessoas da condição de novatas à de especialistas. Como isso não acontece em uma única tentativa, a progressão é normalmente dividida em estágios. Um exemplo comum são os cursos de Six Sigma, que fornecem um caminho claro para conquistar faixas coloridas diferentes, cada uma representando um nível de domínio. 

Os benefícios da progressão de níveis 

Estimula a maestria: oferece desafios progressivamente mais difíceis, permitindo que as pessoas desenvolvam suas habilidades e alcancem a excelência ao longo do tempo. 

Gera senso de progresso e realização: fornece uma indicação clara e tangível do crescimento individual. À medida que avançam, as pessoas conseguem notas suas conquistas, o que aumenta a satisfação e a motivação. 

Equilibra dificuldade e desafio: à medida que evoluem, os conteúdos podem trazer obstáculos mais complexos, compatíveis com o aumento de habilidade. Isso mantém o interesse e a motivação, garantindo que o aprendizado seja desafiador, mas não impossível. Esse ritmo equilibrado melhora a experiência geral, tornando o aprendizado interessante e emocionante, ao mesmo tempo em que oferece profundidade. 

Usando gamificação para oferecer uma aprendizagem mais eficaz 

Embora a gamificação possa ser extremamente eficaz, é importante utilizá-la de forma estratégica. A mesma técnica não funciona igualmente bem em todas as situações. Antes de decidir qual usar, é essencial compreender os objetivos de aprendizagem. Uma vez definidos, fica mais fácil identificar quais técnicas de gamificação vão dar vida ao conteúdo de forma mais efetiva.