Por James Carpenter, Michelle Crowe e Rocky Ellens, originalmente em inglês no blog Performance Matters da GP.
Em um ambiente de trabalho em constante mudança, há uma demanda crescente por inovação e novas formas de trabalhar, seja pela pressão de clientes, que esperam os melhores e mais recentes produtos, ou simplesmente pelo desejo de aumentar a colaboração dentro de sua equipe imediata. Ter um sistema em vigor para compartilhar e experimentar novas ideias pode impulsionar o progresso da sua organização.
O conceito de uma “fábrica de teste e aprendizado” pode atender a essa necessidade: um ambiente onde você pode compartilhar ideias, experimentar e avaliar descobertas para refletir e ajustar ou seguir em frente e tentar algo novo. A fábrica de teste e aprendizado é uma estrutura que você pode usar para incubar ideias criativas, documentar experimentações e descobrir novas melhores práticas prontas para serem compartilhadas em toda a empresa. Frequentemente, essas práticas, quando aplicadas a novos casos de uso, levam a insights de melhoria e ainda mais ideias para experimentação.
É importante notar e valorizar que a inovação vem em todas as formas e tamanhos. Nem todas as inovações vão revolucionar uma indústria. É igualmente importante explorar ideias menores que resolvam um problema específico. Essas pequenas vitórias frequentemente servem como terreno fértil para a mente curiosa, levando a uma série de ideias adicionais.
O papel principal da fábrica de teste e aprendizado é gerar um pipeline de ideias criativas para testar e acelerar a taxa de inovação de sua organização. Então, vamos aos detalhes dessa estrutura. Ela é composta por cinco estágios básicos:
- Analisar
- Idealizar
- Priorizar
- Testar
- Refletir e ajustar
Estágio 1: Analisar
Oportunidades de melhoria se apresentarão de maneiras diferentes para grupos distintos. A chave é estar ciente de que essas aberturas existem e buscar formas de documentá-las para que você tenha dados a avaliar. Às vezes, oportunidades de melhoria são evidentes, como uma queda significativa nas vendas; outras vezes, são mais difíceis de detectar. De qualquer forma, procure fontes de dados relacionadas ao problema para que possa realizar uma análise.
Geralmente, é uma boa ideia seguir estas etapas ao analisar uma oportunidade:
- Faça perguntas
- Colete dados
- Faça uma limpeza nos dados
- Aplique análises
- Interprete os resultados
Seu objetivo é ter uma compreensão clara da situação de maneira mensurável. Se a equipe concordar que a oportunidade vale a pena ser perseguida, você pode começar a debater ideias.
Estágio 2: Idealizar
Há muitas boas maneiras de reunir ideias, mas aqui estão alguns métodos a considerar:
- Use uma caixa de ideias virtual: crie um espaço, acessível a todas as partes interessadas, onde possam enviar ideias e catalogá-las para aplicá-las às oportunidades.
- Conduza uma sessão de brainstorming: dê às pessoas uma visão geral da oportunidade e tempo para que pensem em maneiras de encarar o desafio. Em seguida, reúnam-se em equipe para apresentar, desafiar e expandir essas ideias. Cataloguem as ideias.
- Conduza uma pesquisa de benchmarking: explore pesquisas do setor, tendências e liderança inovadora no mercado. Identifique ideias promissoras e não tenha medo de se aprofundar.
- Explore as lições aprendidas: reveja os esforços anteriores para solucionar um desafio semelhante. Podem ser iniciativas que ocorreram dentro da sua organização ou estudos de caso externos. Anote o que outros tentaram e como foi. Crie uma lista de ideias para testar.
Não importa como você gere e capture ideias, é importante manter seu público ou pessoa usuária em mente para fornecer direção ao abordar a oportunidade. Ao final deste estágio, você deve ter um catálogo de ideias para possível experimentação.
Estágio 3: Priorizar
Priorize suas ideias de qualquer maneira que funcione para a equipe, mas uma recomendação é usar o modelo ICE e avaliar as ideias com base em três fatores, cada um pontuado como alto, médio ou baixo.
- Impacto (Impact): qual será o impacto desta ideia na sua equipe ou empresa?
- Confiança (Confidence): qual o seu nível de confiança de que esta ideia será bem-sucedida?
- Facilidade (Ease): qual será a facilidade de implementação desta ideia?
Importante: a pontuação dos itens acima deve ser uma atividade de equipe e dependerá de vários fatores dentro de sua organização, como o tamanho da sua equipe, os recursos disponíveis, o apoio de patrocínio, prioridades concorrentes, a cultura corporativa, dependências, etc.
Considere as ideias com as melhores pontuações ICE para teste. Aquelas que obtiverem maior nota provavelmente trarão o maior retorno sobre seu investimento. Reveja todas as pontuações e identifique o principal experimento a ser testado primeiro.
Confira esse exemplo:
- Nome da ideia: Colaboração com stakeholders
- Descrição da ideia: Alinhar os tópicos de aprendizagem às necessidades do negócio. Fazer parcerias com as partes interessadas por meio de grupos focais, onde sejam identificadas maneiras de atingir os objetivos do negócio, apoiar as metas de aprendizagem e debater ideias para atingir os objetivos discutidos.
- Hipótese: As partes interessadas que participam de decisões colaborativas promoverão o objetivo de engajamento melhor do que aquelas que não estão envolvidas.
- Métricas: Comparação entre pré e pós experimento, incluindo número de usuários únicos, penetração e número de novos usuários.
- Período de teste: 1 de abril a 30 de junho
- Impacto | 1 (baixo) | 10 (alto): 10
- Confiança | 1 (baixo) | 10 (alto): 9
- Facilidade | 1 (baixo) | 10 (alto): 8
- Pontuação ICE: 9.00
- Resultado 1 | Número de usuários únicos: +174%
- Resultado 2 | Penetração: +43%
- Resultado 3 | Número de novos usuários: +36%
- Acompanhar a ideia do teste | Sim/Não: Sim
Estágio 4: Testar
Comece configurando o experimento. Isso inclui determinar quem precisa fazer parte do teste. Iniciativas maiores podem exigir uma equipe multifuncional, enquanto você pode ser capaz de executar experimentos menores sozinho.
Documentar os detalhes do teste é crucial para o benefício de outras pessoas dentro de sua organização que possam precisar repetir ou adaptar o experimento a um novo caso de uso. Também é útil estabelecer parâmetros no início para que você saiba quando a meta foi alcançada ou quando o teste está concluído. Certifique-se de capturar todos os dados relevantes e comentários, mas, no mínimo, você deve incluir:
- Nome e descrição: o que você está testando.
- Hipótese: o que você espera que aconteça.
- Duração: quanto tempo você espera que o experimento dure.
- Métricas: uma rubrica para o sucesso — específica, mensurável, relevante.
- Notas: como você pode replicar e entender os resultados do experimento, áreas de foco para a próxima iteração.
Avalie qual o nível ideal de rigor para documentar o experimento. Desenvolver um modelo padronizado de experimento é uma prática comum recomendada. Considere os seguintes benefícios ao avaliar o nível de rigor que sua organização precisa. Uma boa documentação permite que você:
- Analise o experimento para determinar se sua hipótese estava correta
- Amplie rapidamente (“eleve e transfira”) seus aprendizados para outras áreas da empresa
- Crie um registro para apoiar a melhoria contínua
Com base em nossa experiência, aqui estão algumas dicas e truques para ter em mente durante o estágio de teste:
- Designe alguém para o papel de liderança do experimento
- Se você tiver recursos, não há problema em conduzir vários experimentos ao mesmo tempo
- Documente as melhores práticas rapidamente e desenvolva-se com base em resultados comprovados
- Compare os experimentos entre si para ajudar a priorizar a sequência de experimentos que outros podem tentar
Estágio 5: Refletir e ajustar
Realize uma retrospectiva, que é uma discussão em equipe muito usada em práticas Ágeis, para criar um entendimento comum do que deu certo, do que não deu e do que pode ser melhorado. Então, use isso para decidir quais ações você quer tomar daqui para frente. O experimento foi bem-sucedido? Atendeu às suas métricas de sucesso? Há partes do experimento que você deseja continuar implementando? Quais desafios a equipe enfrentou? Há algo que não deu certo que você poderia mudar para melhorar o processo ou desenvolver uma nova forma de trabalhar?
Talvez você queira continuar executando o experimento com alguns ajustes. Ou talvez seja hora de passar para a próxima ideia priorizada em sua lista. Está tudo bem admitir que o experimento foi um fracasso, se foi. O importante é entender suas lições aprendidas.
Reflita em equipe sobre como o processo da fábrica de teste e aprendizado está funcionando para você. Reserve um tempo para pausar em intervalos apropriados (por exemplo, após seu primeiro experimento ou depois de um período pré-definido) para avaliar o processo e fazer as alterações necessárias para otimizar o processo para sua equipe.
Fábrica de teste e aprendizado em ação
A abordagem da fábrica de teste e aprendizado oferece uma maneira estruturada de fazer surgir e capturar grandes ideias mais cedo e com mais consistência. Ela pode capacitar todos em sua organização a buscar oportunidades de melhoria e inovação. A fábrica de teste e aprendizado aproveita o pensamento inovador de equipes, fornecendo um espaço seguro designado para experimentar coisas novas, não importa o quão grande ou pequena seja a inovação. Ela também:
- Ajuda a reter e motivar talentos com abertura para experimentar coisas novas e impulsionar mudanças positivas
- Promove a tomada de riscos de forma estruturada e segura, onde a experimentação é “apenas a nossa maneira de trabalhar”
- Fornece espaço para o pensamento criativo em vez de fazer as coisas “como sempre fizemos”
- Integra-se facilmente com as metodologias ágeis, onde experimentos aprovados podem se tornar parte de um exercício de priorização do backlog do sprint e cerimônias de reunião relacionadas
- Facilita a propagação das melhores práticas em toda a empresa por meio do processo de documentação
A fábrica de teste e aprendizado pode ser usada como uma forma de enfrentar desafios e novas formas de trabalhar, ou como um modelo de entrada quando você for encarregado de fornecer soluções a um cliente ou público interno. É também uma excelente estrutura para empresas que desejam se manter à frente da concorrência gerando e sustentando um pipeline de inovação. Pode ser aplicada em uma variedade de cenários para enfrentar qualquer número de desafios que você possa encontrar.
Você identifica uma oportunidade de melhoria em sua equipe ou organização? Comece a debater ideias com sua equipe e coloque a fábrica de teste e aprendizado em ação!
E você, qual ideia vai tirar do papel hoje?