Por Gabriel Ribeiro
Você sabia que a metodologia ágil pode ser o atalho que você precisa para otimizar seu tempo e liberar sua criatividade?
É capaz que você tenha ouvido que isso é “coisa de TI”, mas na verdade esse tipo de metodologia, como Scrum e Kanban, deixou de ser exclusividade de desenvolvimento há muito tempo. Hoje, ela já é usada em áreas como marketing, RH, educação corporativa e, claro, em muitos dos projetos aqui na GP.
Então, se você sente que os processos estão lentos ou que está com sobrecarga, saiba que essa abordagem pode transformar sua rotina da água para o vinho.
Por que adotar a metodologia ágil?
A metodologia ágil nada mais é do que um jeito descomplicado de gerenciar projetos, tendo foco em entregar valor de modo eficiente e contínuo.
Dessa forma, ao invés de esperar meses para entregar um produto pronto, você entrega por partes, em ciclos. Além disso, perde-se boa parte da pressão de ter que acertar de primeira, pois a metodologia se vale de testes e validações de hipóteses.
Com a metodologia rápida, os lemas principais são:
- Foco no essencial: priorize o que realmente importa e entregue resultados em pequenas doses. Não tente abraçar o mundo para entregar 100% do projeto.
- Adaptação rápida: esbarrou com algum problema? Sem crise. Pare, respire, analise, ajuste e siga em frente. Nada de ficar se prendendo em um erro ou algo complexo demais para o momento.
- Trabalho em equipe: converse sempre com sua equipe, outras áreas e stakeholders, seja para compartilhar avanços ou levantar dificuldades. Receber feedbacks constantes e incentivar a colaboração torna o processo mais fluido e criativo. Não tente fazer tudo por conta própria, pois isso acaba limitando sua percepção.
Teste o Scrum
O Scrum, o principal destaque da metodologia ágil, divide seu projeto em “sprints” (ciclos). Dessa forma, você planeja, executa e revisa pedaços do trabalho, sempre com algo funcional para mostrar. É simples e poderoso!
Como fazer:
- Escolha um objetivo claro para o sprint
- Liste as tarefas principais
- Alinhe a equipe em reuniões rápidas diárias de até 15 minutos e responda a essas três perguntas:
- O que fiz ontem?
- O que vou fazer hoje?
- Há algum bloqueio?
- Revise o resultado e planeje o próximo passo
E como recomendação extra, separamos ainda um vídeo bem legal, contando o Scrum em 1 minuto, do canal MindMaster_Agile no YouTube.
Com todas essas dicas, você vai ganhar foco, evitar bagunça nos projetos e ainda abrir espaço para ideias novas.
Na GP, nós já sabemos que a metodologia ágil é para quem quer resultados sem perder a flexibilidade. E a partir de hoje, você também sabe disso!
Agora, experimente um sprint e note como sua produtividade e criatividade vão começar a decolar. Lembre-se que esse é um atalho testado e aprovado por quem vive gestão de projetos no dia a dia e que pode brilhar em qualquer área!