Skip to content Skip to footer

Entregue grandes impactos com as pílulas de conhecimento 

Você sabia que é possível adquirir conhecimentos importantes sem a necessidade de passar horas a fio estudando longos materiais? E isso é possível por meio da técnica da pílula de conhecimento.

Com conteúdos objetivos e fáceis de consumir, elas são ideais para perfis que têm pouco tempo, mas muita vontade de aprender. Em apenas cinco ou no máximo quinze minutos, com as pílulas diversos conteúdos práticos podem ser aplicados na hora.

Pode ser um vídeo, um infográfico, um carrossel, um áudio ou até um artigo como este aqui. A lógica é simples: entregar valor sem enrolação, direto ao ponto. 

Os ingredientes da pílula de conhecimento 

Na GP Strategies, quando aplicamos a ideia da pílula, buscamos aplicar esses três conceitos:

Foco no essencial 

Corte o excesso! Uma pílula resolve UM problema claro, ensina UMA habilidade prática ou explica UM conceito-chave

Exemplo: “3 atalhos do Excel para formatação”, ao invés de “Guia completo de Excel”. 

Sem enrolação 

Comece a mensagem com algo como “O que você vai aprender hoje” e vá direto ao ponto.

Use linguagem direta, frases curtas e zero jargões desnecessários. Se for necessário trazer algum contexto, resuma para que ocupe o menor espaço possível na mídia escolhida. 

Formato memorável 

Usa de recursos visuais fortes (vídeo, GIF, infográfico), estruturas simples (3 passos, 5 dicas) e frases impactantes (“Aprenda em 30 segundos o que costumam levar anos pra aprender”). 

Ao final da mensagem, inclua um convite à ação ou a reflexões. 

Exemplo: “Aplique o que aprendeu hoje mesmo”. 

Analise os resultados 

Sempre acompanhe métricas para saber se as pílulas estão dando certo. 

No dia a dia, no papel de liderança, você pode notar uma redução do processo de criação de relatórios, melhoria na forma como e-mails são enviados ou outra projeção relacionada com a pílula compartilhada.

Caso a empresa possua grupos fechados de ensino, como páginas personalizadas de SharePoint ou redes sociais privadas, analise as visualizações, curtidas e comentários. Se as pessoas estão interagindo muito e pedido por mais conteúdos semelhantes, é sinal de que você está indo no caminho certo.

 

Então, agora é sua vez de criar uma pílula! Escolha um tema, resuma o aprendizado e compartilhe pequenos conhecimentos para colher grandes resultados.