Skip to content Skip to footer

Maximize sua produtividade com a técnica Pomodoro 

Por Gabriel Ribeiro 

Você já terminou o dia com a sensação de que trabalhou muito, mas produziu pouco? Ou começou uma tarefa importante, mas acabou se perdendo entre notificações, e-mails e distrações? Essa é a realidade de muitas pessoas em tempos de sobrecarga de informação, trabalho híbrido e pressão por resultados rápidos. 

Nesse cenário, a utilização da técnica Pomodoro, criada no final dos anos 1980, continua sendo uma das mais eficazes para aumentar a produtividade, seja para realizar entregas no trabalho, organizar tarefas do dia a dia ou mesmo para estudar. 

O que é a técnica Pomodoro e por que ela funciona? 

A técnica foi desenvolvida por Francesco Cirillo, um estudante universitário que buscava melhorar sua concentração. O nome curioso vem de um timer de cozinha em formato de tomate (pomodoro, em italiano), que ele usava para medir blocos de tempo. 

Francesco Cirillo, idealizador da técnica Pomodoro 

“As datas dos exames chegavam tão rápido, e parecia que não tinha como me defender do tempo. Um dia, na sala de aula do campus onde eu costumava estudar, observei meus colegas com um olhar crítico e, em seguida, olhei ainda mais criticamente para mim: como me organizava, como interagia com outras pessoas, como estudava. Ficou claro para mim que o grande número de distrações e interrupções e o baixo nível de concentração e motivação estavam na raiz da confusão que eu estava sentindo”, conta Cirillo no livro The Pomodoro Technique (A Técnica Pomodoro)

O princípio da técnica desenvolvida por Cirillo é dividir o trabalho em períodos de foco intenso de 25 minutos, seguidos por pausas curtas de 5 minutos. A cada quatro ciclos, recomenda-se uma pausa mais longa, de 15 a 30 minutos. 

Do ponto de visto da neurociência, esse método de gestão de tempo funciona porque quando o cérebro entende que tem um tempo limitado para se dedicar a uma tarefa, ele reduz as distrações e entra em estado de concentração profunda. Isso leva a um fortalecimento do foco, redução de procrastinação e melhora o aprendizado incremental, especialmente nos casos de revisão, reflexão e aplicação de novos conhecimentos. 

Como aplicar a técnica Pomodoro no dia a dia 

No home office, defina sua lista de tarefas no início do dia e organize os pomodoros em torno delas. Durante cada ciclo, silencie notificações e avise colegas que você estará em “modo foco”. 

Em equipe de projeto, como reuniões de cocriação ou design thinking, use ciclos de 25 minutos para explorar ideias e 5 minutos para alinhamento rápido. Isso garante ritmo sem perder energia. 

Em treinamentos corporativos ou estudo gerais, divida conteúdos de aprendizagem em blocos e reserve as pausas para reflexões rápidas. Aproveite ao máximo estudos em grupo, pois isso aumenta a retenção dos conteúdos e engajamento com os materiais. 

Em tarefas repetitivas, como responder e-mails ou revisar relatórios, é possível concentrar as atividades em dois ou três pomodoros seguidos, de modo a evitar que tomem conta de todo o dia. 

Dicas essenciais para potencializar os resultados 

Por mais que a técnica Pomodoro seja efetiva, ela também não é à prova de armadilhas que nós mesmos acabamos criando. Então, para não deixar seus pomodoros eventualmente queimarem em fogo baixo, basta lembrar dessas dicas: 

Ao realizar suas pausas, não utilize esse tempo para verificar redes sociais. Prefira caminhar, levantar para beber água ou mesmo simplesmente relaxar. 

Já que nada é escrito em pedra, caso perceba que 25 minutos não sejam suficientes para alcançar seus objetivos, realize ajustes de tempo. Assim, pode ser que você precise de 30 ou 40 minutos para conseguir manter o cérebro em foco. O segredo real está na consistência. 

Para mapear e organizar mais facilmente suas prioridades, combine a técnica Pomodoro com listas Kanban ou outras metodologias ágeis. 

Aos finais de semana, monitore seus ganhos, analisando quantos pomodoros você dedicou para cada tarefa. Dessa forma, você entende onde está investindo suas energias. 

Pomodoro na produtividade corporativa 

No contexto da educação corporativa e da cultura organizacional, a técnica Pomodoro pode ser uma grande aliada. Combinada a iniciativas de reskilling ou upskilling, treinamentos e iniciativas de inovação, ela ajuda pessoas colaboradoras a manter o foco, reduzir a ansiedade e otimizar o tempo em ambientes cada vez mais desafiadores. 

Mais do que uma técnica de gestão de tempo, a Pomodoro é uma filosofia de trabalho que valoriza o equilíbrio entre foco e descanso em um mundo cada vez mais acelerado. Logo, adotar ciclos curtos e intencionais pode ser o diferencial para manter equipes engajadas, sustentáveis e preparadas para o futuro do trabalho.